Perguntas Frequentes

1ª Pergunta: Como é feito o processo de fabricação de uma cobertura?


Resposta: É feito em três etapas: Projeto, Planejamento e Construção.


2ª Pergunta: Como são as estruturas utilizadas nas coberturas?


Resposta: As estruturas podem ser de madeira, aço ou alumínio.


3ª Pergunta: Quais são os tipos de chapas de cobertura que podem ser utilizadas?


Resposta: Trabalhamos com as Chapas de Policarbonato Alveolares (canelado) e Compactas (lisa). Todas possuem filtro U.V. de 98% na parte exterior, reforço para o impacto contra granizo e retardador de combustão. Disponíveis nas cores bronze, fumê, verde, azul, branco leitoso e cristal (incolor) com opções translúcidas e refletivas que reduzem a temperatura interna.


4ª Pergunta: Como é a Fixação das Chapas de Policarbonato?


Resposta: A instalação do seu Policarbonato é feita através de uma estrutura de vigas ou metalon com a fixação superior com perfis de alumínio, as famosas barras chatas e gaxetas de borracha EPDM ou espumas de vedação, através de parafusos auto-brocantes. Para evitar acúmulo de sujeiras nos alvéolos, nas chapas de policarbonato alveolar utiliza-se fita prata de alumínio para vedação dos alvéolos nas extremidades superiores das chapas e fita porosa nas extremidades inferiores das chapas, com acabamento de perfis de alumínio tipo “U”. Para isolamento da cobertura com as paredes são utilizados rufos de dilatação em chapa de aço galvanizada com vedação com silicone incolor neutro.


5ª Pergunta: Quais as principais diferenças do policarbonato em relação ao vidro laminado para a utilização em coberturas?


Resposta: A principal diferença entre o policarbonato e o vidro laminado é a leveza. O policarbonato pesa 5kg as chapas de 1,05x6 e o vidro laminado pesa de 25 a 35kg por m². Por conta dessas características uma estrutura para a aplicação do policarbonato é bem mais leve e econômica do que uma estrutura para aplicação do vidro laminado. Outra característica importante é a resistência a impacto. O policarbonato chega a ser 300 vezes maior do que o vidro. A desvantagem do policarbonato em relação ao vidro é a durabilidade. O policarbonato tem uma durabilidade média de 5 anos aproximadamente para espessuras de 4mm, 8 anos aproximadamente para espessuras de 6mm e 15 anos aproximadamente para espessuras de 10mm, que não deixa de ser um bom tempo. 


6ª Pergunta: Quais são as cores e tipos de chapas de policarbonato?


Resposta: As estruturas podem ser de madeira, aço ou alumínio. As cores são similares, só mudam um pouco de tonalidade. As principais são: Cristal (incolor), bronze, fumê, verde, azul e Branco leitoso, além das opções refletivas que são metalizadas.


7ª Pergunta: Que cuidado preciso ter para realizar uma boa escolha na cor das chapas de policarbonato?


Resposta: Cores mais escuras e refletivas têm menor índice de luminosidade, são ideais para churrasqueiras, áreas de lazer, etc... Cores mais claras têm maior índice de luminosidade e proporcionam uma temperatura maior, ideais para piscinas, jardins de inverno, poços de luz, etc...


8ª Pergunta: Como deve ser feita a limpeza em coberturas de policarbonato?


Resposta: Para manter a beleza e transparências, deve-se utilizar detergente neutro, água em abundância e uma esponja super macia, principalmente o policarbonato tem pouca resistência a abrasão. O ideal é que seja feita pelo menos de 4 em 4 meses para evitar o acúmulo de sujeira. Os dois principais motivos são a falta de limpeza e a má instalação. Vazamentos, amarelecimento precoce, sujeiras internas nos alvéolos nas chapas de policarbonato alveolar entre outras patologias podem ser evitadas instalando corretamente.


9ª Pergunta: Quais são os benefícios de instalar coberturas em piscinas?


Resposta: Uma das maiores vantagens é conseguir utilizar a piscina em qualquer época do ano, independente das condições climáticas, pois a temperatura aumenta de 8ºC a 12ºC acima da temperatura normal da água. Ao manter a piscina em um ambiente fechado evita-se acidentes com crianças e animais, sem contar que também é possível diminuir os gastos gerados pelos sistemas complementares de aquecimento elétrico. Além disso, o fato de não estar exposta às intempéries facilita a limpeza e manutenção diária.


10ª Pergunta: As estruturas desse tipo de cobertura são fixas?


Resposta: Podem ser fixas ou retráteis. No caso da fixa, a estrutura permanece fechada e os modelos se adaptam ao contorno de qualquer piscina. Inclusive, pode-se definir o número de acessos ao interior do ambiente. Já as coberturas retráteis podem ser fornecidas em três desenhos: módulos móveis em apenas um dos lados, módulos para abertura nos dois lados e também apoiados sobre a parede.


11ª Pergunta: Vocês fazem instalações?


Não, não fazemos instalações. O mais indicado é procurar algum serralheiro ou empresas que fazem toldos.


Poderá solicitar um orçamento através do nosso e-mail: [email protected] ou no tel.: (16) 3012-7766 ou pelo WhatsApp (16) 99279-1227